Jogo para Abertura da Boca é um conjunto de peças em parafina, produzidas a partir de moldes negativos de argila. Este trabalho começou a ser desenvolvido em 2020, a partir do contato com imagens de utensílios da antiguidade em vidro, utilitários provenientes da Roma Antiga, particularmente os que me inspiraram datam a partir do século I séc. d.C.
Posteriormente, me surpreendi com as relações processuais e formais anacrônicas entre os artefatos em vidro e as peças que fiz. Em termos de matéria, ambos feitos a partir de um material amorfo, um que transita de estado líquido para estado sólido, a partir da mesma fonte de energia, o calor. Plínio, o Velho, em Historia Naturalis, livro do I séc. d.C, descreve os processos de feitura do vidro, e dá conta que o mais valioso era o transparente.
Outras relações formais, por exemplo, são as dimensões médias das peças em parafina e das peças em vidro, similares por coincidência. Além disso, as peças em parafina que faço trazem em seu corpo incrustada a argila do molde negativo de onde as tirei, é algo semelhante pelo que passaram os utensílios que outrora usados, hoje, em museus, se tornaram artefatos, estáticos no tempo e espaço.
Imagens: Vicente Carcuchinski.